quarta-feira, 18 de julho de 2012

7º Waris Dirie - A somaliana que saiu da miséria para se tornar modelo internacional e Embaixadora da ONU

Flor do Deserto


Título Oriental: Desert Flower
Direção: Sherry Horman
Gênero: Biografia, Drama
País: Alemanha
Estreia: 05 de Setembro de 2009
Duração: 121 minutos

1965. Waris Dirie (Soraya Omar-Scego/ Liya Kebede) nasce em uma família de criadores de gado nômades, na Somália. Aos três anos, tem sua genital mutilada, uma prática que faz parte da cultura do seu país. A justificativa para o ato brutal? Tornar a mulher "pura" para o casamento, preservando sua virgindade. Aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, ela atravessa o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviam para Londres, onde passa a trabalhar como empregada na embaixada da Somália. Waris passa toda a adolescência sem ser alfabetizada. Quando vê a chance de retornar ao país, descobre que é ilegal da Somália e não tem mais para onde ir. Com a ajuda de Marylin (Sally Hawkins), uma vendedora, Waris consegue um abrigo. E passa a trabalhar em um restaurante fast food, onde é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson (Timothy Spall). Através da ambiciosa Lucinda (Juliet Stevenson), sua agente, Waris torna-se uma modelo internacional. Mas apesar da vida de sucesso, ainda sofre com as lembranças de um segredo de infância.

Trailer (Legendado)

Filme (Legendado)

12092011


2ª edição do livro "Desert Flower: The Extraordinary Life of a Desert Nomad" (Flor do Deserto - A Extraordinária Jornada da Nômade do Deserto), de Waris Dirie e Cathellen Miller, 1997

**Dirigido e escrito por Sherry Hormann, o filme é baseado no best-seller "Desert Flower: The Extraordinary Life of a Desert Nomad" (Flor do Deserto - A Extraordinária Jornada da Nômade do Deserto) de Waris Dirie e Cathleen Miller, lançado em 1997;

** Premiações: 
Espanha: Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (2009) - Melhor Filme Europeu; Alemanha: Bavarian Film Awards (2009) - Melhor Produção (Peter Herrmann) e Deutscher Filmpreis (2010) - Melhor filme Longa-Metragem.

Biografia

Waris Darie. Capa da edição alemãNomanden-tochter, 2002

Waris Dirie (1965): Nasceu em uma família de criadores de gado nômades, na Somália. Aos três anos, teve sua genital mutilada, uma prática que faz parte da "cultura" do seu país. A justificativa para o ato brutal? Tornar a mulher "pura" para o casamento, "preservando" sua virgindade. Aos 13 anos, fugiu da aldeia que vivia com a família um dia após saber que seria obrigada por seu pai a casar com um homem de 60 anos. Atravessou sozinha o deserto por dias, sofrendo com a fome, sede e com ferimentos nos pés. Em busca de sua avó, conseguiu chegar em Mogadishu, capital do país, que para a segurança de Waris a enviou para Londres, onde começou a trabalhar como faxineira na embaixada da Somália. Waris passou toda a sua adolescência sem ser alfabetizada. Quando viu a chance de retornar ao seu país, descobriu que era clandestina. Não tendo mais para onde ir, com a ajuda de uma vendedora, conseguiu um lugar para ficar e passou a trabalhar em um restaurante fast food. Lá, foi descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson e através de uma ambiciosa agente de modelos, Waris tornou-se uma modelo mundialmente conhecida. Mas desistiu da carreira para se tornar embaixadora da ONU no combate à mutilação genital feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário